terça-feira, 2 de novembro de 2010

Povo Santo e Valioso



Povo Santo  
1 PEDRO 2. 1-12
 
1) Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. 2) Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, 3) agora que provaram que o Senhor é bom. 4) À medida que se aproximam dele, a pedra viva - rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele - 5) vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 6) Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”. 7) Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, 8) e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”.Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. 9) Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10) Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam. 11) Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. 12) Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

Raça Eleita e Sacerdócio Santo

Fomos escolhidos por Deus para fazer parte da Geração Eleita, Nação Santa, do Povo que é propriedade exclusiva de Deus, de um Sacerdócio Real. Somos escolhidos por Deus para fazer parte de um Povo diferente, de uma Raça especial, que só tem um Senhor e é propriedade exclusiva d'Ele. Somos o povo escolhido pelo Senhor para anunciar as Suas grandezas.

1) Somos uma Geração Eleita - Isto quer dizer que fomos escolhidos por ELE, por meio DELE e para ELE (Rm 11.36). Jesus nos fez Reis e Sacerdotes para Ele e Deus (Ap 1.6). Todo aquele que aceita a Jesus, arrepende de seus pecados e passa a fazer parte de Sua Igreja, conseqüentemente está Salvo (Ef 2:8; Rm 9.9-10).

2) Sacerdócio Real e Santo - Somos um reino de Sacerdotes. Deus nos constituiu como reino (Seus súditos). Somos intercessores de Deus.(Êx 28 e 29; Lv 21; 1 Cr 24 e Ap 1:6). Tornamos Sacerdotes Reais e Santos por que: “Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel” (Hebreus 12:22-24). Não somos Sacerdotes desta terra para pessoas mas para Deus em Cristo Jesus que nos preparou: "O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém" (Hebreus 13:20-21). Como Sacerdotes de Deus, precisamos oferecer os pertinentes sacrifícios:

a) O Sacrifício do Corpo: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês” (Romanos 12:1). Não é um sacrifício morto, mas "vivo, santo e agradável", oferecido somente a Deus.

b) O Sacrifício de Louvor e de Bens Materiais: "Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem, e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada" (Hebreus 13:15-16).
3) Somos Nação Santa: “Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de Sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas” (Êx 19:5-6). Somos um Povo Santo constituído de todas as tribos reunidas para adorar o nosso grande Deus. Ser santo é ser separado por Deus para viver para Ele e crescer nessa separação, até que estejamos inteiramente separados no corpo, na alma e no espírito, não simplesmente ser extraordinário, ou perfeito: "Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso" (1 Ts 5:23-24). Rejeitar isso não é rejeitar ao homem, mas a Deus que nos deu o Espírito Santo: "A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo" (1 Ts 4:3-8).

4) Somos Povo Exclusivo de Deus - Para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Somos a luz do mundo (Mateus 5:14; Jo 8:12 e 9:5). “Quem é o Povo de Deus? São aqueles que adquiriram o conhecimento das riquezas de Sua Glória, os chamados, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios, das trevas para a Sua maravilhosa luz” (Romanos 9:11-24). O povo de Deus é uma Geração Eleita: "Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo" (1 Ts 1:4-6). Fomos adquiridos por Deus que nos fez Reis e Sacerdotes, Nação Santa; então não podemos viver para nós. Como podemos fazer o que desejamos? Não somos mais donos de nós mesmos. Deus escolheu o Seu Povo para anunciar as Suas grandezas, promover a fé, e congregar os Seus eleitos de toda a terra (Dt 7:6-8; Tt 1:1-3 e At 13:48). Nós não éramos de Deus, porque quem comete o pecado é do Diabo (1 Jo 3:8). Estávamos sob o domínio da morte, mas Jesus veio nos tirar desse império: "Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados" (Cl 1.12-14). Fomos comprados para Deus e agora somos dEle; um povo adquirido por um grande preço, pelo sangue de Jesus: "Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês" (1 Pe 1:18-20). Somos um povo adquirido por Deus para publicar o seu louvor: "Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor" (Is 43:20-21). Somos um povo santo, Sacerdote real, adquirido por Deus para nos tornarmos anunciadores de Suas boas novas: "Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do SENHOR raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o SENHOR, e sobre você se vê a sua glória" (Is 60:1-2). Antes éramos pecadores e inimigos de Deus, mas agora somos Seu Povo especial: "Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação" (Cl 1:21). Somos Povo adquirido. Fomos comprados por um bom preço: “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens” (1 Co 7:23).
Deus escolheu a Igreja para manifestar o Seu amor e a Sua misericórdia. Você faz parte deste povo especial? Se não, gostaria de tornar hoje mesmo integrante deste povo? Basta aceitar a Jesus como único Salvador e perdoador de todos os pecados. Você quer crê nEle? Entregar sua vida a Ele e se comprometer com Ele em Sua Igreja.  Pr. Rev. Josias Reis 



Relações Humanas e assuntos doutrinários- Pr. Daniel A. Melo
Igreja Presbiteriana Morumbi Sul Missão Gileade – IPMsul S.P. 



Pastor Reverendo Josias Dos Reis Coelho
Presidente da Missão Gileade IPMSul S.P.